terça-feira, 29 de setembro de 2009

Criação de Valor segundo artigo Rafael Mauricio Menshhein

Criar Valor para seu consumidor é um dos pontos mais relevantes ao buscar um determinado mercado-alvo, elaborar produtos que muito além da sua forma física, causem um impacto na mente do consumidor e seus benefícios sejam realmente percebidos pelos consumidores.
Os profissionais de Marketing devem estar atentos aos fatores que influenciam neste impacto causado por um produto que possua em seus atributos o Valor, desde a idéia inicial até a elaboração das estratégias adequadas ao mercado e público-alvo, direcionando Nicho de mercado, mas sem esquecer as variáveis de mercado, como fatores Demográficos, Geográficos, Psicográficos ou Comportamentais.
Na Criação de Valor deve-se perceber que em um mesmo grupo de pessoas não é possível agradar a todos, pois as pessoas mudam constantemente de classes e comportamentos.
Por isso cada vez mais é importante conhecer o mercado, os desejos do consumidor e os concorrentes, mesmo tendo um produto líder em vendas, pode-se cair em um erro e suas vendas virem a declinar.
A Internet tem tornado o público mais exigente, dando suporte para a escolha de produtos sem perder muito tempo, um bom trabalho nessa área faz com que os consumidores repitam as compras, esse trabalho é necessário mais do que o marketing, pois eles analisam o produto não só pelo preço, mas também pelo uso dos produtos. Nas estratégias tende-se a preocupar não só com o valor, mas também com o produto que é o grande demonstrados do Valor ao consumidor.
Há uma técnica que diz que os profissionais de marketing antes de vender os produtos, devem ser os primeiros a comprar o que estão vendendo. O cliente recebe benefícios e assume custos, por isso definimos Valor como a razão entre tudo aquilo que o cliente recebe e tudo o que sacrifica ao fechar um acordo.

Um cliente encantado, vale dez vezes mais para a empresa do que um cliente satisfeito, isso porque os altamente satisfeitos são muito menos propensos a mudar para a concorrência quando parece surgir oferta melhor. Os diferentes aspectos que contribuem na gestão desta satisfação podem ser contemplados pelo Composto mercadológico.

2 comentários:

  1. Ó grande lance mesmo é encantar o cliente, seja pelo valor, seja pelas qualidades.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai... um produto vale o que o comprador esta disposto a pagar, nada a mais nem nada a menos!

    ResponderExcluir