terça-feira, 17 de novembro de 2009

CASO CERESER

A Cereser é lider nos segmentos espumantes e assistiu uma revolução nas vendas de seus produtos. Desde que contratou profissionais para sondar seus consumidores e verificar o que eles achavam de seus produtos, descobriu que deveria mudar muita coisa. O teor alcoólico, o sabor, a consistência de suas bebidas espumantes, destilados, aperitivos e vinhos tiveram que passar por uma verdadeira transformação. Nem mesmo o rótulo e o design das garrafas escarapam.

A catuaba Gladiador, popular por suas propriedades afrodisíacas, vinha registrando aumento de consumo desde 2000, mas não acompanhava o desempenho de suas concorrentes.

Foi observando os seus consumidores, a maioria das classes C, D e E, que a Cereser percebeu o problema. A catuaba Gladiador era vendido apenas em doses nos botecos. Ninguém levava a garrafa para casa. Isso por causa de seu rótulo, que trazia um Sãnsão com duas mulheres seminuas em seus braços. Os consumidores (formada pela maioria de caminhoneiros segundo a pesquisa), não tinham coragem de levar a garrafa com esse rótulo "pornográfico" para casa. Ofenderia suas mulheres e filhas. Então a Cereser decidiu reformular o rótulo, substituindo por uma ilustração do Coliseu, com o nome da bebida em letras vermelhas e douradas. Também foi alterado o sabor. Hoje em dia é mais suave, e também foi agregado mais 3 novos sabores: guaraná, ginseng e marapuana. As vendas subiram 12% desde o relançamento do produto.

Foram gastos o total de 2 milhões de reais em marketing em 2002 pela Cereser e cerca de 30% foram destinados a pesquisa.

Foi descoberto que os consumidores queriam garrafas menores, de 300 ml dos vinhos Dom Bosco e seu carro-chefe, a Sidra Cereser.

Outra modificação foi no conhaque Dom Bosco. A antiga garrafa escura deu lugar a uma outra transparente, parecidaa com os destilados de grife e as letras eram douradas e em alto relevo.

A Chanceler, bebida classificada tecnicamente como aguardente de cana envelhecida, mas por conter uma fração de malte, é associada pelos consumidores ao uísque, ganhou um dosador, um detalhe característico das garrafas de uísque. A bebida popularmente vendida por R$ 4,50 o litro aumentou as vendas significativamente por causa do acréscimo desse simples detalhe.


Fonte: O Comportamento do Consumidor - Mowen e Minor

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